Sobre certificados digitais

A3 - são certificados digitais válidos por até 3 (três) anos, que são armazenados em token ou cartão. O token é um dispositivo apropriado para guardar certificados digitais e se conecta ao computador através da porta usb. Se parece com um pendrive, embora pendrives comuns não possam ser utilizados como tokens. Podem-se ter vários certificados num único token. Já o cartão necessita de uma leitora, e só permite 1 (um) certificado instalado. O certificado A3, por ser instalado em um dispositivo móvel, só pode ser utilizado em 1 (um) computador por vez, pois necessita estar conectado ao computador que fará a assinatura digital.
Nota: O uso do certificado A3 necessita a digitação da senha a cada operação que necessitar de autenticação do certificado. A PSi não presta suporte na instalação nem no uso dos programas para leitura do certificado. O mesmo precisa estar instalado e funcional para o PSi.

A1 - Certificados digitais A1 são certificados digitais válidos por 1 (um) ano, que ficam armazenados no próprio computador do cliente. O certificado digital A1 tem o par de chaves público-privada gerado em seu computador no momento da emissão do certificado. A emissão do certificado A1 é protegida por senha, assim como a sua instalação. O certificado A1 pode ser instalado em diversos computadores, e utilizado ao mesmo tempo nos mesmos, sendo assim a melhor alternativa para uma empresa que deseja fazer notas em mais de 1 (um) computador ou filial, utilizando o mesmo certificado. é recomendável ao cliente que esse tipo de certificado tenha uma cópia de segurança (backup).
Nota: O uso do certificado A1 não exige a digitação da senha, uma vez instalado no computador, este grava a senha para utilização em futuras operações

Ambos os certificados necessitam de uma senha para a instalação e emissão.
As senhas sempre possuem um padrão, definido pela entidade emissora que o cliente escolher. No certificado A3 é necessário criar 2 (duas) senhas (PIN e PUK), uma para utilização normal, e outra para fazer uma possível restauração da primeira senha. A recuperação da senha é necessária quando for digitado errado a primeira senha, 3 (três) vezes consecutivas. Neste caso se fará necessário recuperação da senha, utilizando o PUK. Caso o PUK for digitado errado 1 (uma) vez, o certificado é trancado, sendo necessário a compra de um novo.
O certificado digital é valido para a empresa e suas filiais, desde que a raiz do CNPJ seja a mesma. Com o certificado A1, a empresa só precisará adquirir 1 (um) certificado, já com o A3, necessitará de 1 (um) certificado para cada filial, ou transportar o cartão ou token para cada filial quando for utilizar.

A PSi Informática recomenda sempre a utilização do certificado A1, devido a facilidade de utilização, e a possibilidade de se utilizar ao mesmo tempo em mais de um computador.